Fiocruz Fiocruz
webmail
COLPROT • Coleção de Protozoários

Serviços

Manutenção e Preservação de Culturas

Os isolados dos protozoários recebidos pela COLPROT são imediatamente ampliados e criopreservados a -196ºC, em nitrogênio líquido, de modo a minimizar as modificações induzidas pelo cultivo sucessivo e prolongado. Isolados com alta taxa de solicitação são mantidos rotineiramente em cultivo e são fornecidos sob essas condições, exceto se especificado e justificado pelo solicitante.

Os meios e métodos de cultivos empregados para cada grupo taxonômico são bastante diversos. Estas informações são fornecidos pela COLPROT mediante consulta.

A COLPROT utiliza na sua rotina de operações metodologias de preservação padronizadas e adotadas pelas coleções de culturas associadas à rede CABRI (Common Access to Biological Resource Information).

Todos os isolados depositados na COLPROT são preservados por meio de criopreservação a -196ºC, em nitrogênio líquido.

Fornecimento de culturas

A COLPROT fornece isolados de protozoários para instituições públicas, sejam de pesquisa, serviços e ensino, assim como indústrias. Por razões de segurança e saúde pública, linhagens não são enviadas para endereços particulares. O fornecimento é apenas para profissional qualificado e autorizado a manipular o isolado solicitado.

A COLPROT tem uma política de fornecer até 10 isolados por pedido, com um interstício de três meses entre os pedidos do mesmo Laboratório ou grupo de pesquisa.

Os isolados só são distribuídos como culturas ativas. A distribuição das culturas obedece às normas de transporte de material biológico em vigor.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de culturas

A Coleção recebe depósitos de protozoários, cujas solicitações são submetidas a uma análise prévia pela COLPROT para verificação de adequação no escopo do acervo e de infraestrutura.

As culturas enviadas para depósito devem ser transportadas obedecendo às normas de transporte de material biológico em vigor.

Categorias de Depósito na COLPROT:

  • Depósito aberto (acervo de acesso público): Este material estará disponível para solicitação de pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras para fins de pesquisa e aplicações específicas, segundo normas de utilização definidas pela Convenção de Diversidade Biológica e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGEN. O Formulário de Depósito deve ser preenchido e enviado a COLPROT para análise prévia.
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante): O depositante será consultado e o material será fornecido apenas mediante sua autorização.
  • Depósito fechado (depósito confidencial): Estes depósitos são sigilosos e tanto o material bem como as informações associadas são processados e armazenados sob confidencialidade e mantidos independentemente do acervo da coleção pública. Estão incluídos nesta seção os isolados provenientes de projetos específicos, onde a COLPROT é colaboradora. A COLPROT se reserva o direito de manter estes isolados por um prazo de 2 anos, quando estes devem ser transferidos para a categoria de depósito aberto ou devolvidas ao depositante (quando relacionadas a projetos científicos, os isolados serão mantidos em depósitos de segurança pelo período do projeto).

Identificação, autenticação e caracterização molecular dos isolados

Os isolados são identificados e autenticados por especialistas nos diversos táxons que dão apoio à COLPROT. Adicionalmente, dependendo do isolado alguns alvos são sequenciados (18S, GAPDH, COI, Hsp70). Estes serviços dependem da disponibilidade de recursos e integração com projetos de pesquisa em andamento.

As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().

Treinamento de recursos humanos

A COLPROT realiza treinamentos de recursos humanos por meio de orientação de estágio de Treinamento e Capacitação Técnica e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Além disso, a COLPROT oferece treinamentos de curta duração para domínio das técnicas de preparação de meios de cultivo, cultivo, isolamento e identificação morfológica e molecular dos protozoários.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de treinamento que pode ser obtido junto ao curador ().


© 2018 Coleção de Protozoários, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz